II Simpósio Goiano de Psicologia Transpessoal

Nascimento, Morte e Transcendência


27, 28 e 29 de maio de 2011
Teatro Madre Esperança Garrido
Goiânia, Goiás

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lucy Coelho Penna

Lucy Coelho Penna é paraense, radicada em São Paulo. Tornou-se psicóloga formada pela PUC / SP e mestra e doutora em Psicologia Clínica pela USP. Especializou-se em psicologia analítica e nos métodos de integração fisiopsíquica. Atua como professora , orientadora, conferencista, psicoterapeuta e escritora. Casada, é mãe de três filhos e avó de netos. Pratica dança, pintura e jardinagem.


Lecionou por 13 anos na Faculdade Psicologia da PUC, onde foi eleita para a comissão de currículo e representou os professores na congregação. Criou três cursos novos: Sensibilidade e Movimento, Abordagem Clínica em Pesquisa e Sono e Sonhos. Projetou o curso de especialização em psicoterapia junguiana na Escola Paulista de Psicologia Avançada e participou de outros empreendimentos inovadores na Universidade de Uberaba, MG. No Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, criou o curso de aprimoramento A Psicologia da Mulher.


Colaborou no curso Educação em Valores Humanos da Fundação Peirópolis, atuando em São Paulo e Minas Gerais. É professora na Universidade Salgado de Oliveira e atua na formação de terapeutas da UNIPAZ em diversas cidades do pais.Também participa do curso de especialização em psicologia transpessoal aplicada, em Goiânia.


Na Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis/Ibehe) faz parte da equipe do curso de pós-graduação em Psicologia Junguiana, assim como atua como coordenadora do curso de pós-graduação (especialização) em Métodos de Integração Fisiopsíquica Aplicados à Saúde e Educação, fundamentado na Calatonia.


Atende em consultório há 30 anos com uma linha que integra métodos de abordagem corporal com a psicoterapia. Escreve, publica e dá cursos para pessoas interessadas e para profissionais sobre a Calatonia. Realiza oficinas de arte e cura, bem como de métodos de relaxamento fisiopsíquico e de psicologia da mulher em consultório próprio na cidade de São Paulo. Realizou estágios no exterior, em Londres e Califórnia, USA. Fez pós - doutorado na Universidade de Toronto, Canadá. Ministrou workshops em Berlim, Sttutgart, Buenos Aires e Montevidéu.


Tem realizado palestras e workshops em Porto Alegre, Brasília, Belém, Rio de Janeiro, Goiânia, São José dos Campos, Campinas e outras cidades do interior. Atua junto ao Sesc em atividades comunitárias, bem como dá consultoria para órgãos empresariais e da mídia sobre temas relacionados com os conflitos no ambiente de trabalho e na família, assim como espiritualidade na vida diária. Pesquisa a melhoria da qualidade de vida nas comunidades através da educação de métodos de integração fisiopsíquica conjugados com simbolos arquetípicos. Estuda os Mitos e símbolos brasileiros e a consciência feminina.


Escreveu diversos artigos em revistas especializadas, além de três livros: "Corpo Sofrido e Mal Amado" e "Dance e Recrie o Mundo " (Summus Ed.). " Saúde e Qualidade de Vida" (co-autoria, Editora Peirópolis). Outros títulos em preparo são: Pauaxipuna , sobre a espiritualidade indígena da Amazônia, combina o estudo dos símbolos arquetípicos com a mitologia evidenciando a presença pré histórica de um culto a divindades femininas. Calatonia, o suave toque da paz contempla o método de Pethö Sándor (Calatonia) usando uma linguagem coloquial, ao mesmo tempo profunda. È uma síntese de 30 anos de prática clínica com esse método em psicoterapia e sua divulgação em cursos e workshops no país e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário